Você está em fase de construção?

Se você está na fase de construção ou planejamento, existem alguns detalhes que podem ser previstos em projeto para facilitar a instalação dos painéis solares. Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica. Leia mais aqui.

 

1 - CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ TEM ÁREA SUFICIENTE


Veja se o seu telhado ou laje tem uma área livre de no mínimo 10m2. Dependendo da sua demanda de energia você pode precisar de mais área. Para saber a área aproximada acesse o nosso simulador  e com base em uma estimativa de consumo mensal de energia (kWh) faça a simulação. Abaixo nós colocamos uma tabela para lhe servir como base. (lembre-se que estas áreas podem variar de acordo com o sistema de energia solar que você vai instalar na casa):

Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:

  • Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
  • Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
  • Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
  • Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
  • Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
  • Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²


Área média ocupada por sistemas de energia solar para armazéns e indústrias:

  • Potência de 50kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
  • Potência de 100kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
  • Potência de 1MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²


REGRA:
Considere de 7m² a 10m² para cada kWp de potência do seu sistema. Ex: Um sistema com 16 painéis de 260Watts possui uma potência de 4.16kWp (16 x 260 = 4160Watts). Este sistema vai ocupar entre 29,12m² e 41,6m².

1°Obs da Regra:
Sistemas de energia solar instalados em casa ficam muito mais perto dos 7m² por kWp  pois é possível juntar os painéis (vide figura do layout).

2° Obs da Regra:
Para geradores de energia solar de grande porte, como é o caso para indústrias e armazéns, você deve considerar que interferências no telhado como chaminés e maquinas de ar-condicionado podem fazer sombra nas placas. Além disso é importante deixar um espaço para andar no telhado para uma eventual manutenção. Nestes casos considere uma ocupação entre 9 e 10m² por kWp instalado.

 

2 - OS MELHORES TIPOS DE COBERTURA PARA SISTEMA FOTOVOLTAICO


Os painéis fotovoltaicos são presos ao telhado através de um sistema de fixação. Cada tipo de telhado pede um sistema de fixação diferente.

O sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e por isso o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos preparando uma propriedade para receber energia solar.


Telha Metálica Termoacústica instalação energia solar1 - As coberturas de telha metálica, como as trapezoidais comum e termoacusticas, e as coberturas de telha tipo "shingle" são as melhores opções para instalar painéis fotovoltaicos. Essas coberturas facilitam a fixação e são superfícies seguras para instalação.



telhas de barro /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal 2 - As telhas de barro /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal são a segunda melhor opção. Elas requerem algum tipo de manuseio para instalar, mas nada que inviabilize a sua instalação.


3 - As telhas do tipo fibrocimento (conhecidas como "Eternit") trazem alguns problemas no processo de instalação pois são frágeis e podem quebrar durante o processo. Geralmente elas pedem um sistema de fixação dos painéis independente das telhas.


4 - Por último, as coberturas planas como lajes e telhas pré fabricadas em concreto são uma ótima superfície para instalação. O sistema de fixação para as coberturas planas compensa a pouca inclinação do telhado para garantir que os painéis tenham melhor incidência solar. As 3 formas tradicionais de fixar placas solares em lajes são:

  1. Estrutura aparafusada na laje, (requer impermeabilização). 
  2. Colado com colas especiais, (precisa ser bem feito para durar 25 anos) 
  3. Lastro e Defletor de vento na parte de trás da placa solar, (simples mas adiciona peso extra)

3 - A POSIÇÃO DAS PLACAS NO TELHADO


A POSIÇÃO DAS PLACAS NO TELHADO

O angulo ótimo para produzir o máximo de energia com os painéis fotovoltaicos é face Norte com um grau de inclinação igual ao da latitude. Ex: Campinas está na latitude 22°, portanto o melhor ângulo para o seu painel solar é inclinado a 22°.

Na prática, você nem sempre vai ter a inclinação e direção perfeitas. Não se preocupem! a perda da produção de energia é pequena e totalmente aceitável. Você pode ter o seu painel instalado em qualquer água do telhado menos as viradas ao Sul. O mais importante é que bata o máximo de sol sem sombras durante o dia.

4 - O LAYOUT DO SISTEMA FOTOVOLTAICO - TAMANHO DOS PAINÉIS


Regra de ouro para fazer o layout de um sistema de energia solar fotovoltaica: Use sempre números pares de painéis. Além de ficar mais bonito será mais fácil configurar o inversor fotovoltaico.

De uma forma simplificada, hoje em dia, existem dois tamanhos de painel solar que são os mais utilizados em casas, indústrias e usinas. São eles:

  1. Painéis de 250, 255, 260, 265 e 270Watts, possuem todos 60 células e medem tradicionalmente 166cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.
  2. Painéis de 300, 305, 310, 315 e 320Watts, possuem todos 72 células e medem tradicionalmente 198cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.

 

5 - CERTIFIQUE-SE QUE A SUA ESTRUTURA ESTÁ DIMENSIONADA PARA A CARGA DOS PAINÉIS


O painel fotovoltaico não é muito pesado. Quase todos os tipos de telhado e laje estão preparados para receber esta carga adicional. Mas dependendo do tipo de estrutura, você pode precisar de um reforço. Acesse o nosso Simulador Solar para fazer uma previsão desta carga. De um modo geral, a carga adicionada é de aproximadamente 14.5kg/m2. Em telhados com coberturas metálicas, como telhas trapezoidais comum ou termoacústicas, o peso pode cair para 13.5kg/m². O peso vai variar principalmente com o tipo de estrutura de fixação que será utilizado.

 

6 - O LOCAL ONDE O INVERSOR SERÁ INSTALADO

 


onde instalar o inversor solar

O inversor é um equipamento eletrônico. Portanto é importante protegê-lo de umidade ou incidência direta da luz do sol. Alguns foram feitos para ficarem ao ar livre, porém quanto maior a proteção mais tempo ele deve durar. Também é importante que o inversor esteja perto do seu quadro de distribuição de energia - isso vai facilitar muito a ligação na rede e também a manutenção. O acesso fácil também evita que o inversor fique atrás de móveis ou objetos.

Os inversores que são utilizados em uma casa ocupam um espaço de 70cm x 50cm x 25cm até 80cm x 55cm x 25cm (Altura, Largura, Profundidade).
Certifique-se de deixar espaço ao redor dele para facilitar a ventilação e o acesso.

 

7 - ELETRODUTOS E CONEXÃO COM OS PAINÉIS SOLARES


É importante ter um eletroduto que faça o caminho entre o inversor e os painéis solares no seu telhado. Os painéis solares geram uma voltagem alta, portanto é importante identificar e separar a fiação deste circuito até o inversor. Este eletroduto pode ser aparente ou embutido (conduíte). Em residências, considere que até 4 cabos de 6mm devem vir dos painéis (telhado) até o inversor (perto do quadro de luz).

Também é importante prever uma caixa para chave / disjuntor independente do quadro. Isto vai facilitar as inspeções e reformas futuras.

Obs: em caso de armazéns e indústrias você deve deixar eletrocalhas disponíveis.

 

8 - ATERRAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO


Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados por uma questão de segurança. Tradicionalmente os painéis são aterrados na estrutura e a estrutura à malha de aterramento da casa ou empreendimento. 

Portanto, para facilitar também, deixe um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados para facilitar o processo.

 

                                               SOLICITE UM ORÇAMENTO 

                                       www.brasilenergiarenovavel.com.br

                                                          OLÍMPIA SP

 

Você está em fase de construção?

Voltar

Contatos

17 3281-8921

jobagarcia@gmail.com

Parceiros
América do Sol Energia Fotovoltaica
Solar Energia Fotovoltaico
Localização

Rua Síria, 455 - Centro
Olímpia - SP

Horário de atendimento:

das 8h às 18h, Seg. - Sex.